QUEM SOMOS



AÇÃO LOCAL, PRESERVAÇÃO GLOBAL

O INSTITUTO BALEIA FRANCA - IBF é uma entidade privada, sem fins lucrativos, de natureza científica e educacional, criada em outubro de 2001 durante a reunião anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – UNESCO.

Missão: O Instituto Baleia Franca tem como missão atingir através da pesquisa e educação ambiental, a melhoria da qualidade de vida, a preservação da fauna e flora e a proteção dos recursos naturais marinhos e terrestres.


Visão: Ser referência nacional e internacional em ações de preservação e conservação do meio ambiente, atingir o desenvolvimento sustentável através da educação e proteger a Baleia Franca Austral através da geração do conhecimento sobre esta espécie.


Valores: Compromisso com o meio ambiente, compromisso com a comunidade, cidadania, transparência, trabalho em equipe, dinamismo, integração, perseverança e dedicação profissional.


INICIATIVAS QUE AJUDAM O AMBIENTE MARINHO

Pesquisa
O monitoramento de baleias foi o passo inicial para o desenvolvimento da área de pesquisa do Instituto. O Programa de Monitoramento de Baleias Francas (PROMOBA) visa à proteção da espécie por meio do levantamento de dados sobre suas características, comportamentos, tamanho da população, bioacústica, registro de enredamentos, entre outros. Também desenvolve trabalhos com outros animais auxiliando no resgate e cuidados da fauna marinha. 

Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental do IBF é desenvolvido por um quadro de biólogos que trabalham com o objetivo de formar multiplicadores dos valores ambientais atuando em escolas e comunidades locais. Através de atividades como oficinas de arte e teatro, exposições itinerantes, oficinas de reciclagem, palestras educativas e ações para limpeza de praia, buscamos desenvolver a imaginação criadora e despertar de um olhar critico para a realidade ambiental onde se possa ter atitudes conscientes. 

Turismo
O Ecoturismo vem sendo considerado uma ótima alternativa para o desenvolvimento local, pois fortalece a atividade de forma educativa e sustentável. A observação de cetáceos em ambiente natural é uma maneira economicamente forte contra a volta da caça. As baleias podem ser facilmente observadas da praia ou a partir de embarcações turísticas onde os biólogos realizam um controle da aproximação e do tempo de observação. A presença de pesquisadores possibilita uma plataforma de estudo, além de oferecer assessoria aos turistas e as empresas. São repassadas informações sobre a biologia das baleias e a importância da preservação da espécie.

Comunicação
A Comunicação constitui uma unidade de apoio às atividades da instituição, pois serve de ligação entre esta e os diversos públicos. É fundamental que as ações sejam divulgadas, para que recebam o reconhecimento da comunidade e da sociedade em geral. A equipe técnica promove cursos em parceria com Universidades e participa de seminários, simpósios e congressos, buscando mais conhecimento na área de cetáceos, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas em Biologia Marinha, além de estimular o intercâmbio de informações e experiências entre pesquisadores e estudantes. As baleias nos oceanos enfrentam um grande número de ameaças. O esforço coletivo será o que permitirá protegê-las. Por isto, o Instituto Baleia Franca necessita de seu apoio. Torne-se um AMIGO DA BALEIA e ajude a dar continuidade ao nosso trabalho.

INFORMAÇÕES / SEDES

Garopaba
Rua Manoel Álvaro de Araujo, 186 - Centro Histórico, Garopaba - SC / Brasil
CEP 88495-970
Fones: + 55 (048) 3254.4198 / + 55 (048) 9631.8407 / + 55 (048) 9682.5718
Email: contato@institutobaleiafranca.org.br

Praia do Rosa
Estrada Geral a Praia do Rosa, s/nº - Bairro Ibiraquera, Imbituba - SC / Brasil
CEP 88780-000 / Caixa Postal 108
Fone: + 55 (048) 3355.611
Email: contato@institutobaleiafranca.org.br

0 comentários:

Postar um comentário