NOSSAS ATIVIDADES


O IBF - Instituto Baleia Franca está inserido na comunidade preservacionista e científica internacional, onde é reconhecido por suas atividades no estudo, pesquisa, defesa e preservação da Eubalaena Australis. Conheça aqui um pouco do que fazemos.

Expedição Baleia Austral
Expedições de estudos ao sul do continente, em ambiente marítimo, para pesquisa e acompanhamento das Baleias Francas Austral em sua migração desde a Antártida ao litoral de Santa Catarina.

Programa de Monitoramento da Baleia Franca
Acompanhamento, estudo, análise de dados e produção de relatórios científicos por temporada migratória da Eubalaena Australis ao litoral de Santa Catarina.

Convênio IBF - CENAVE
Monitoramento e coleta de dados sobre aves nas ilhas do litoral catarinense, realizado pelo IBF e o CENAVE – Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres.

Whale Watching
Coordenação, orientação, monitoramento e acompanhamento às atividades embarcadas de whale watching (observação de baleias) no litoral Catarinense.

Ecoturismo
Suporte técnico, incentivo e colaboração às atividades sustentáveis de ecoturismo na região.

Centro de Interpretação Marinha
O Centro de Interpretação Marinha é o projeto do IBF concebido para dar suporte as atividades científicas em espaço a ser ocupado na nova sede do Instituto. O CEI promoverá intercâmbio com as instituições que se dedicam ao estudo dos mamíferos marinhos e contará com completa estrutura para dar apoio científico, logístico e cultural aos pesquisadores locais e visitantes.

Educação Ambiental
O IBF desenvolve diversos projetos e programas voltados à conscientização e educação ecoambiental, capacitando e sensibilizando moradores da região para as práticas de responsabilidade e sustentabilidade. Desenvolve oficinas eco pedagógicas em conjunto com as escolas de Imbituba e Garopaba.

Promoção Social
O IBF também é gestor e operador de programas permanentes de capacitação da comunidade tradicional da região, gerando emprego e renda, promovendo a promoção social do indivíduo em seu ambiente e resgatando seus valores culturais.

1 comentários:

  1. Nossa estou visitando e conhecendo este site e é bem legal aqui podemos conhecer muito sobre as baleias e os projetos contra a caça delas!!!! hoje tenho prova de história e o conteúdo vim buscar aqui pois será das baleia-franca

    ResponderExcluir